Alugar um carro é uma tendência entre os mais jovens e mostra mudança de comportamento

26/09/2019

Alugar um carro é uma tendência entre os mais jovens e mostra mudança de comportamento

Trabalhar para conquistar o carro próprio foi, durante muito tempo, o objetivo de várias gerações. Nos últimos anos, no entanto, o mercado tem observado uma reversão nessa tendência. De acordo com especialistas, agora estamos vivendo “era do compartilhamento” e o carro tem sido encarado cada vez mais como um serviço e cada vez menos como um bem.

Diversos fatores contribuem para essa mudança de comportamento. O primeiro deles está atrelado ao surgimento de novas tecnologias, que facilitaram o compartilhamento de veículos e alavancaram a mobilidade nas cidades. Aplicativos como o Uber vieram para ficar e criaram um mercado tanto para a locação de veículos quanto para o transporte de passageiros em si. Os aplicativos também auxiliaram as locadoras, que agora podem oferecer oaluguel de veículos de forma mais rápida e menos burocrática.

O desapego da ideia de ter um carro próprio, porém, também tem a ver com uma questão financeira. Os constantes aumentos no combustível, atrelados aos exorbitantes impostos e taxas para manter um carro rodando dentro da lei, fazem com que muitos jovens optem pelo aluguel dos veículos. Além de valer a pena financeiramente, o aluguel permite uma maior liberdade, já que não é preciso vender veículo e obter um retorno do dinheiro investido quando o carro já não satisfazer as necessidades.

Essa mudança de comportamento também é vista nos números: segundo a Associação Brasileira de Locadoras de veículos, o faturamento do setor vem crescendo ano após ano. Em 2017, por exemplo, o montante teve uma alta de 12,3% em relação a 2016. Em 2018, a frota das locadoras cresceu 16% em relação a 2017 e para este ano a expectativa é de um novo crescimento na ordem de 15%.

Terceirização da frota também é tendência

Os últimos anos foram de enxugamento de custos para as empresas. Como a economia brasileira apresentou uma brusca queda, os empresários tiveram que encontrar formas de se adequar a esse novo momento. Um dos “achados” nessa readequação foi a terceirização da frota de veículos, que diminui o custo com manutenção e impostos, facilita a previsão dos custos mensais e ainda garante que os carros nunca ficarão parados por falta de manutenção.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre as vantagens de alugar um veículo? Entre em contato conosco. Nós temos preços especiais para aluguéis durante o final de semana, planos semanais e também te ajudamos com a terceirização da frota da sua empresa.

ras %}