Comprar ou alugar, eis a questão

04/12/2018

Comprar ou alugar, eis a questão

Muitas pessoas estão trocando a aquisição de um carro por um aluguel de longo prazo. Será que vale a pena?

As mudanças em nossa sociedade contemporânea ocorrem em uma velocidade sem precedentes e afetam quase todas as áreas. Uma delas é a relação das pessoas com o automóvel nas grandes cidades. Pela primeira vez, muitos brasileiros estão considerando mais interessante o uso do que a posse de um veículo – e isso já se traduz nas vendas da indústria automobilística. Historicamente, as chamadas vendas diretas (para frotistas, governos e taxistas) ficam na casa de 25%, enquanto a grande maioria faz a compra de varejo, ou seja, nas concessionárias. Este ano os números mudaram. Nada menos de 35,6% dos negócios foram feitos por meio das vendas diretas.

O aumento tem uma razão: as locadoras estão comprando carros como nunca. Para além da procura de pessoas interessadas em trabalhar como motorista de aplicativos (Uber, Easy Taxi, 99 e Cabify), as locadoras estão atendendo pessoas que desistiram de comprar um carro para fugir dos custos fixos, como taxas, manutenção e depreciação do bem.

O custo de propriedade

Ao comprar um automóvel zero km, muitos consumidores colocam na ponta do lápis somente o investimento na aquisição do carro. Porém, segundo a Jato Dynamics, é preciso considerar também os gastos com taxas e impostos, manutenção, combustível e, principalmente, depreciação do veículo (que é bem alta no primeiro ano de uso).

Conclusão

Quanto mais caro é o modelo, mais vale a pena alugar. Porém, não existe como afirmar com certeza se é mais negócio alugar ou comprar um carro. Isso depende de muitos fatores e tem a ver com cada pessoa e com o tempo da locação ou da troca por um novo modelo zero km. O valor do seguro é só um dos muitos fatores que têm a ver com o perfil da pessoa e não com o carro escolhido. Se você roda muito com o carro, terá gasto maior em manutenção no veículo próprio e conseguirá mais desconto na locadora (porém, terá de se contentar com o carro que estiver disponível e não aquele configurado ao seu gosto).

Se você compra um carro zero km no mínimo a cada dois anos, estará perdendo dinheiro (porém, com três ou quatro anos de locação já teria o valor do bem). Por outro lado, a manutenção do carro com mais anos de uso também vai ficando maior. Se você não gosta das burocracias de licenciamento e do trabalho de fazer a manutenção do veículo, a locação será mais cômoda (porém, para ter uma vantagem financeira, terá de ocupar seu tempo em busca do melhor investimento para seu capital, caso tenha o dinheiro disponível).

Fonte: http://www.blogdaslocadoras.com.br/gestao-locadoras-veiculos/comprar-ou-alugar-eis-a-questao.html

Edição: Promenac Locadora

ras %}