Está pensando em alugar um carro? Confira 8 dicas para não se surpreender na hora de fazer a locação

27/03/2019

Está pensando em alugar um carro? Confira 8 dicas para não se surpreender na hora de fazer a locação

Serviços online e diárias mais baratas tornaram a locação uma boa opção para quem precisa alugar

 

Alugar um veículo é uma boa saída para quando se precisa de um carro para uma viagem ou, em casos específicos, para um dia de trabalho. Dá até para alugar quando o motorista quer testar um modelo novo antes de comprar o seu próprio.

Há atualmente mais de 11 mil locadoras e 709 mil carros à disposição para locação no Brasil, segundo dados de 2017 da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) — os números do ano passado ainda não estão consolidados.

Em 2017, o setor de locação de carros no Brasil faturou R$ 15,5 bilhões, de acordo com a entidade. Os carros pequenos são os queridinhos: os mais alugados são veículos de entrada (31%), hatchs pequenos (25%) e sedãs pequenos (13,5%). Em seguida estão picapes pequenas e SUVs (os dois com cerca de 7% das locações).

 

Avanços no setor

Com a tecnologia, alugar ficou mais fácil, e grande parte das locadoras já oferece reservas pela internet — algumas até por WhatsApp.

Funciona assim: nos sites das locadoras, os consumidores procuram por lojas próximas à sua região, reservam o carro desejado pela internet e, no dia e hora marcada, pegam o veículo e o devolvem no prazo acordado.

Além da maior facilidade, o próprio preço da diária caiu nos últimos anos. Paulo Miguel Junior, presidente do conselho nacional da Abla, afirma que o Brasil não tem uma “cultura” de alugar carros. “Mas quando você começa a utilizar, vê que o preço da locação vale a pena e que não é tão difícil quanto parece”, defende.

Para quem nunca alugou e quer entender melhor o processo, a Autoesporte conversou com líderes do segmento e a Abla para esclarecer algumas dúvidas sobre a locação, sobretudo as feitas via internet.

1: Os preços de locação no balcão da loja podem ser diferentes dos da internet?

No geral, não há diferença de preço entre alugar pela internet, por telefone ou direto no balcão da locadora.

2: O seguro já está incluso no valor da diária?

O valor anunciado nos sites, precisa ser acrescido do seguro. É só antes de contratar o serviço que aparecem essas opções, assim como outros adicionais, como GPS ou cadeirinha para crianças. Há diferentes pacotes e valores de seguro, com mais ou menos opções de segurança.

3: O que faz a diária do carro ficar mais cara?
O principal aspecto que faz variar o preço é o modelo de carro escolhido e suas funcionalidades (como ter ar condicionado ou câmbio automático, por exemplo). As locadoras dividem os carros em grandes grupos, com modelos similares em cada um.

4: É mais caro alugar em datas específicas?
Os preços são impactados pela demanda, de modo que podem aumentar em feriados ou aos fins de semana. Por outro lado, as locadoras podem fazer promoções para algumas datas.

5: O preço varia dependendo da região da cidade?
Junior, da Abla, aponta que algumas locadoras podem alterar o preço caso o local de locação exija mais do veículo.

6: É preciso pagar o combustível?
Sim. Os carros vêm com tanque cheio, mas devem ser devolvidos da mesma forma, de modo que o motorista acaba pagando pelo que usou.

7: A cobrança é feita por dia de uso?
Sim, a cobrança de uma diária é o modelo mais comum, com a chamada “quilometragem livre”. Isto é: não importa o quanto o usuário rodar com o carro, o valor será o mesmo.

As empresas também vêm oferecendo pacotes variados, como mensais ou por semana, para quem precisa usar o carro por mais tempo. A lógica é que, quanto maior o tempo, mais barata a diária. Há até mesmo opções de alugar por um grande período, como um ano inteiro. Também há programas de fidelidade, que dão descontos a usuários frequentes. Por fim, algumas empresas oferecem a opção por quilometragem, que é vantajosa para usuários que vão viajar pequenas distâncias.

Redação: CAROL OLIVEIRA para a revista AutoEsporte

Edição: Promenac Locadora

 

Ficou mais alguma dúvida que você gostaria de tirar sobre a locação de carros?

Mande sua pergunta através do whatsapp, que iremos esclarecer tudo para você.

A Promenac Locadora é uma empresa do Grupo Promenac Camvel, que possuí mais de 58 anos de atuação no mercado automotivo.

ras %}