Ter carro próprio é um luxo que muita gente deixou para trás e substituiu pelo uso do Uber, mas você sabia que alugar carro pode sair até 2,5 vezes mais barato que andar de Uber?

A conclusão é de um estudo do site de descontos Cuponation, da empresa alemã Global Savings Group, e foi divulgada pela Revista Exame. A pesquisa calculou a partir de quantos quilômetros vale a pena alugar um carro ou usar Uber.

O custo do aluguel inclui o gasto médio com locação e gasolina. Para distâncias menores, o Uber é uma opção melhor, mas para percursos mais longos, alugar um carro se torna mais vantajoso.

Ao comparar a locação de veículos econômicos com UberX, vale a pena alugar carro a partir de 30 quilômetros percorridos. Entre automóveis de nível intermediário e Uber Select, compensa alugar carro a partir de 40 quilômetros.

E ao comparar veículos mais luxuosos e Uber Black, vale a pena alugar carro a partir de 62 quilômetros. Uma viagem para uma cidade a 300 quilômetros com carro econômico, por exemplo, custaria 180 reais com veículo alugado e 460 reais com Uber, 2,5 vezes mais.

Quanto mais luxuoso é o carro, mais é preciso rodar para valer a pena alugar o veículo. O levantamento também mostra que é proporcionalmente mais barato alugar carro por mais dias de uso.

O aluguel de um carro econômico, por exemplo, custa em média 90 reais por dia, 529 reais por semana e 1.716 reais por mês. Assim, mesmo que o motorista não pretenda usar o carro todos dias, alugá-lo por mais tempo pode ser vantajoso. Ou seja, para calcular se vale mais a pena alugar carro ou andar de Uber, é preciso saber por quantos dias do mês o consumidor vai usar o serviço e quantos quilômetros por dia vai rodar.

Metodologia

A pesquisa calculou o custo médio do aluguel dos carros com base nos preços de três empresas de aluguel de veículo. Para calcular o custo médio do Uber, o estudo simulou os preços em uma tarde de sexta-feira, nas quatro categorias de carro do aplicativo, e chegou a uma média de custo por quilômetro rodado com o aplicativo.

Esse custo médio é apenas uma estimativa, pois o preço do Uber varia conforme a demanda. O levantamento considerou uma velocidade média de 20 km/h, comum em grandes cidades em horários de trânsito. A velocidade faz diferença porque o Uber tem um custo por minuto. A pesquisa não levou em conta os gastos com estacionamento e lavagem do veículo.

Fonte: Revista Exame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.