A terceirização de frotas está cada vez mais em alta no mercado brasileiro.

Para se ter ideia, atualmente, das 100 maiores organizações do país, 70% delas já adotam esse modelo para otimizar a gestão de automóveis.

Terceirizar a frota significa economia e ganho de eficiência.

Se você administra uma empresa que depende de veículos para a prestação de serviços logísticos, ou, para uso dos funcionários, e tem dúvidas sobre a terceirização de frota, acompanhe esse artigo.

Mostraremos como funciona a terceirização e quais são as vantagens e desvantagens dela.

Como funciona a terceirização de frota?

Em primeiro lugar, saiba: a terceirização de frota não funciona como a locação de carros.

O aluguel, na maioria das vezes, é feito em forma de diárias para quem está fora da cidade em que mora e precisa de um meio de locomoção por um curto período de tempo.

Já a terceirização de frota é voltada para pessoas jurídicas, envolve a cessão dos veículos por um longo período – variando, em média, entre 12 e 36 meses – e uma série de serviços adicionais, como rastreamento, gestão da manutenção e carros reservas.

Economia

Como principal vantagem da terceirização de frota, a redução de custos em comparação com a frota própria é o destaque.

Esse menor custo é possível porque as empresas de terceirização conseguem negociar em escala com os fornecedores, tornando o processo mais barato.

Além de menores, os custos também são previsíveis, isso porque ao assinar o contrato, é possível saber com antecedência o quanto será necessário gastar com a frota.

Carros novos

A maioria das empresas que oferece a terceirização de frota, quase nunca mantêm veículos com mais de cinco anos de uso rodando nas ruas.

Portanto, ao optar pela terceirização de frota, você sempre contará com carros novos à disposição.

Outro detalhe importante é que os carros sempre estarão disponíveis, mesmo que seja necessário fazer algum reparo, já que existe a possibilidade de substituição do veículo no contrato.

Menos burocracia

Ao fechar o contrato, você não precisa mais se preocupar com toda a burocracia necessária para a manutenção dos veículos, além de documentos e impostos em dia.

A responsabilidade disso tudo fica por conta da empresa contratada.

Assim, você terá mais tempo para o desenvolvimento daquelas atividades realmente essenciais para o sucesso da sua empresa.

Agora, falando em desvantagens…

Quem gosta de ter total controle sobre cada detalhe da frota costuma sofrer ao optar pela terceirização, já que tudo fica nas mãos da empresa contratada.

Além disso, os carros de uma frota terceirizada só podem ser usados de acordo com o que está previsto em contrato, ou seja, numa urgência, mudar o que foi acertado em contrato pode demorar um pouco.

E se houver algum problema com os carros?

Neste caso, você precisa entrar em contato com a empresa responsável pela terceirização da frota para buscar a solução.

E aí, esse procedimento pode atrasar toda a rotina do negócio, e até prejudicar a qualidade do serviço prestado aos seus clientes.

Analise a sua realidade

Agora que você está por dentro das vantagens e desvantagens, avalie a realidade e as necessidades do seu negócio.

Para quem precisa reduzir custos, terceirizar a frota de carros acaba sendo bem interessante.

Por outro lado, quem quer mais controle ou veículos com características muito específicas, deve priorizar a formação de uma frota própria.

E lembre-se…

Na Promenac Locadora de Veículos, você conta com um serviço de qualidade.

Identificamos a necessidade de cada cliente e desenvolvemos o projeto de terceirização de frota, a opção mais inteligente de redução de custos para sua empresa ficar mais tempo concentrada na sua atividade principal.

Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *